O que significa Consumidor Cativo?

Sistema de Geração Fotovoltaica de Energia Elétrica x Compra de um Carro. O que priorizar?
8 de fevereiro de 2017

Saiba por que antes da geração distribuída você não podia escolher seu fornecedor de energia elétrica

Consumidor Cativo. Este é o termo técnico usado para definir o consumidor residencial e comercial e/ou industrial de pequeno porte. Porque somos consumidores cativos? O modelo do nosso setor elétrico não permite que você contrate livremente a sua energia elétrica sem contratar uma quantidade mínima de demanda (500 kW). Os consumidores cativos são obrigados a contratar a energia elétrica somente através da sua concessionária distribuidora de energia e não podem escolher a fonte de geração desta energia.

Esta realidade é tão desconhecida para a maioria dos brasileiros que temos a impressão de que ao invés de pagar tarifa de energia elétrica estamos pagando algum tipo de imposto inevitável e inegociável. Se você é consumidor cativo deve pagar sua conta de energia pelo valor definido através da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) através de revisões tarifárias anuais e quadrienais quase sempre acima da inflação. Se não pagar é certeza de desligamento.

Antes do advento da Geração Distribuida, o consumidor cativo não tinha alternativa para melhorar o custo da energia elétrica e controlar o preço a ser pago na conta de energia exceto a pior de todas: desligar o ar condicionado, a televisão, diminuir o tempo do banho e apagar as luzes.

O uso de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica conectados a rede da distribuidora permite que você economize em sua conta de energia elétrica sem abrir mão do conforto de seus eletrodomésticos e sistemas elétricos para aquecimento de piso, piscinas e outros mimos de sua casa proporcionados pela energia elétrica.

Isto ocorre porque quando a geração solar fotovoltaica está instalada em sua casa e gerando economia de energia o consumidor pagará apenas a tarifa mínima de energia à concessionária distribuidora de energia elétrica. Este valor, conhecido como custo de disponibilidade do sistema elétrico, é definido pela ANEEL e e prevê a cobertura dos custos operacionais da distribuidora bem como encargos previstos na conta de energia.

O restante da energia consumida é gerada pelos módulos fotovoltaicos instalados geralmente no telhado de sua casa ou do seu negócio. A energia solar fotovoltaica gerada compensa a energia consumida da rede da distribuidora e, portanto, passa a não ser cobrada na sua conta de energia. Se sua conta era de 500 Reais, passa para algo entre 20 e 70 Reais e você tem então uma economia de 430 a 480 Reais.

Mas eu tive que pagar pelo sistema de energia solar fotovoltaica? De onde vem o controle dos preços? Lembre-se que o dinheiro que você investe em um gerador fotovoltaico retorna através da economia na fatura de energia. Mesmo que você tenha financiado a sua compra, a taxa de juros do sistema é menor do que a expectativa de reajuste das tarifas de energia elétrica. A vida útil do sistema é de 25 anos. Mesmo que você leve 5 ou 6 anos para recuperar o investimento, o retorno está garantido pois ainda restarão em torno de 20 anos de vida útil do sistema garantindo o pagamento com tarifa de energia em valores mínimos.

E então? Qual sua opção? Quer construir um futuro sem gastos descontrolados com energia? Podemos te ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *